plantas, cuja cultura convém ensaiar de preferência. Encomendaram-se máquinas e aparelhos aratórios. A companhia obrigou-se a ministrar na sua escola instrução e sustento gratuito a vinte órfãos da colônia de D. Pedro II, admitindo brasileiros que estejam nas mesmas condições, no caso de não haver colonos que perfaçam aquele número; mediante módica contribuição serão também admitidos pensionistas internos e externos" (Do relatório do ministério de agricultura 1886).
Escola rural do Pará. Segundo o relatório do presidente da província tinha esta escola 24 alunos que receberam instrução primária e agrícola. Da sua organização a escola não passa de um ensaio no caminho do ensino profissional.(Instrução Pública no Brasil 1867).
Escola agrícola do Maranhão. Consta do relatório do presidente da província (1864) esta desoladora nota: pouco ou nenhum resultado se tem colhido desta escola; tinha 14 alunos, sem direção...
1869. Escola agrícola. "Fica o governo autorizado a despender desde já a quantia de 20 contos com a Escola agrícola do Instituto da Bahia". (Projeto Dionizio Martins, 21 junho 1869). Emendas: igual quantia para criação de escolas agrícolas no Pará e Santa Catarina. A Câmara rejeita projeto e emendas.
Escolas superiores de agricultura, criadas ou autorizadas no Império, pelo governo geral terão o direito: 1º- de conferir aos alunos que terminaram com aproveitamento os cursos nelas professadas, o título de bacharel em ciências naturais; 2º- de conceder diploma de engenheiro agrônomo ou certificados de estudos agronômicos, segundo o grau de merecimento de cada um, aos alunos que para isso se habilitarem