A instrução e o Império - 3º vol.

de estradas; vias férreas; aterros e dessecação de pântanos. 2ªcadeira: montanística e metalurgia; aula de desenho de arquitetura e execução de projetos. 2º ano: 1ª cadeira: canais navegáveis, estudo dos materiais empregados nesta espécie de obras; regime e melhoramentos dos portos, rios e barras e sua desobstrução; derivação e encanamento de águas; aquedutos, fontes e poços artesianos; construções relativas a portos marítimos, molhes, diques, faróis, obras de segurança das costas contra a força e velocidade dos ventos e das águas; aula de desenho de construções e de máquinas hidráulicas.

Para o ensino das matérias das aulas e cursos acima mencionados haverá: 1º- três professores para as aulas preparatórias; 2º- três ditos e dois adjuntos (servindo de substitutos) para as diferentes de desenho, indicados nos anos respectivos; 3º- onze lentes catedráticos para as aulas primárias e secundárias dos diferentes anos letivos; 4º- dez opositores (servindo também de substitutos) sendo quatro para as ciências matemáticas, três para as cadeiras de ciências físicas e naturais, e três para as cadeiras do curso suplementar de engenharia civil.

Os alunos paisanos, dos três anos do curso de ciências matemáticas e ciências físicas e naturais terão durante as férias exercícios práticos de topografia, nivelamento e operações trigonométricas, dirigidas em turmas pelos respectivos lentes. Os alunos do 4.° ano, tanto paisanos como militares, serão obrigados, durante o ano, a prática do Observatório astronômico e nas férias, a exercícios de triangulações