e medalhas de distinção com que foram honrados por S.S. M. Imperiais, que se dignaram assistir ao ato. A biblioteca do Instituto foi aumentada com 116 volumes impressos em pontos do Instituto de Paris, e 33 em tipos ordinários versando todos sobre matérias do ensino. O governo autorizado efetuou a compra do prédio em que se achava o estabelecimento desde a sua fundação com a chácara anexa, e doze braças de terrenos de marinha em frente pela quantia de 50 contos. Feitos os reparos e acrescentamentos ficará o prédio com as proporções necessárias. Pensa o governo em melhorar os honorários dos professores e empregados."
1861. O Instituto tem matriculados 26 alunos (18 meninos e oito meninas). São notáveis os progressos que apresentam esses alunos em todas as matérias do estudo, especialmente no da música. Além da educação religiosa e literária aprendem também ofícios mecânicos. O resultado dos exames foi satisfatório; nove premiados. A biblioteca fez aquisição de diversas obras impressas em pontos salientes, cartas geográficas em baixo relevo e diversas obras com caracteres ordinários; 20 das primeiras foram escritas por alunos. O edifício do Instituto precisa de reparações e acréscimos. A administração esforça-se pela formação de um patrimônio que possa garantir-lhe uma existência durável. (Idem).
1865. "Recebem educação neste estabelecimento 28 alunos (18 meninos e dez meninas). São externos dois e contribuintes quatro. Não só as matérias que pertencem à instrução primária, mas ainda alguns estudos secundários, principalmente língua francesa, história, geografia, aritmética e álgebra, são ensinados com