A instrução e o Império - 3º vol.

a falta dos que são precisos para substituir os estragados; terceiro, o estrado das vozes mal aproveitadas e educadas a míngua de um professor especial de canto; quarto, o diminuto pessoal de alunos, sendo mister esperar pelo desenvolvimento ainda desconhecido das vozes e da aptidão para a música nos de tenra idade. Quanto ao estudo das teorias neste ramo de instrução, tem ganho crescente desenvolvimento e importância; os que frequentam a segunda classe leem e escrevem perfeitamente a música, conhecem todos os seus princípios elementares, solfejam e executam as escalas otimamente; e os que pertencem à primeira classe, aperfeiçoam-se progressivamente em todos os preceitos de harmonia ou contraponto, mas carecem ainda de aprender suficientemente as regras de instrumentação". (Idem).

1866. "Não tendo sido dotado o Instituto de recursos próprios e limitando-se o auxílio que lhe presta o Estado à sustentação de 12 alunos não tem podido desenvolver-se. As matérias lecionadas são: língua nacional, aritmética e álgebra, história e geografia, caligrafia, desenho, articulação artifical, leitura sobre os labios, acrescendo para as meninas trabalhos de agulha e de bordadura. O diretor e a diretora ensinam todas estas matérias à exceção do desenho que tem um professor especial. Aqueles são, porém, coadjuvados pelo inspetor dos alunos, pelo secretário e pela inspetora de alunas que estão encarrega-das de algumas classes inferiores. Conviria para completar-se a educação dos alunos, habilitando-os para exercerem profissões mecânicas, estabelecer algumas oficinas apropriadas, mas a falta de meios não o tem permitido. Apenas há uma provisória marcenaria. Apezar deste pouco lisonjeiro estado do Instituto