A instrução e o Império - 1º vol.

se farão as perguntas sobre as noções mais gerais de geometria prática exigidas pela Lei, demonstrando o candidato alguns fáceis problemas na tábua preta. Seguir-se-a o exame sobre os princípios da moral cristã e da doutrina da religião católica, apostólica, romana. Far-se-a por último, o exame da prática do ensino mútuo, do qual o examinando explicará um só processo, fazendo-o executar pelos meninos. Pela mesma forma, sem discrepância alguma, se farão os exames dos demais candidatos; e as matérias tiradas por sorte por um deles nos lugares designados nas cédulas, não poderão servir de objeto para o exame dos outros; por isso findo o exame de cada um, se rasgarão as cédulas extraídas. Se os professores se não derem por satisfeitos com as perguntas do examinador designado, farão as que julgarem necessárias para se habilitarem a votar com acerto o merecimento do candidato.

Acabados todos os exames dos candidatos, e levantada a sessão, retirar-se-ão os examinadores a outra sala, e sós, e livremente, conferirão entre si sobre a aprovação ou reprovação de cada um dos Candidatos; e declararão conscienciosamente o seu parecer por escrito concluindo quanto a aprovação com as seguintes notas: ótimo, bom, suficiente; e quanto a desaprovação, pela fórmula, "esperado". Este parecer, que ficará em segredo até se lavrar a ata no competente livro, será entregue ao diretor com os mais papéis dos exames, o qual levará tudo, com informação sua, à presença do ministro, na forma do decreto de 15 de março de 1836.

1845 — "Desejando assinalar a época da minha chegada a esta Província de S. Pedro do Rio Grande do Sul, que me aprove visitar com a minha muito amada esposa; hei por bem fundar nesta cidade