de escrever o que fica dito quando me foi apresentado o trabalho da comissão, que passo a examinar, e em vista dele procederá o governo convenientemente". (Relatório do ministro Marcelino de Brito).
1848 — "A instrução pública primária continua a oferecer o mesmo aspecto melancólico e triste com que foi descrito no relatório anterior. Esta espécie de instrução, de que depende essencialmente a educação moral da mocidade, e que tanto cuidado deve inspirar ao governo está longe de corresponder a seus grandes fins. Causas diversas se aglomeram para dar este resultado; sendo a principal origem de tão perniciosos efeitos quatro diversos elementos, que consistindo de há muito, porém desapercebidos, poderão à sombra da desatenção pública, e tornarem-se grandes males a que urge opor prontos remédios. A falta da precisa idoneidade no pessoal desta instrução é sem dúvida uma das causas, um dos elementos de que precede este estado desanimador. Salvas poucas exceções, faltam nos mestres de ambos sexos, os indispensáveis conhecimentos para o completo desempenho de tão importantes encargos nascendo daqui, como necessária consequência, os acanhados resultados de ensino e educação das primeiras idades. Vem logo após o profundo descontentamento em que vivem os mestres, desgostos que provêm da quase nenhuma proteção que dos poderes públicos tem merecido, e da falta de recompensa pecuniária suficiente que não só os ponham a salvo das privações, mas também os possa na carência de outro móvel, animar no penoso trabalho a que se entregam. A deficiência de métodos convenientes aplicados a este gênero de ensino, figura como um terceiro elemento; e a falta de edifícios de uma capacidade