adequada às precisões do ensino, bom desempenho dos métodos, regular andamento do serviço e observância de uma boa higiene, forma o último elemento que cumpre quanto antes remover. Os homens do ensino primário em extremo desacoroçoados e descontentes não podem ocupar-se da instrução da mocidade com este amor, interesse e dedicação que faz caminhar e fortificar; porque eles vêm nos minguados meios, com que se lhes paga trabalho tão lidado, e o medonho aspecto de uma velhice apenada por tantos afrontamentos e fadigas. Melhorar a sorte destes homens, sobre quem pesam tão grande responsabilidade, animá-los com uma remuneração pecuniária em perfeita harmonia com o estado do país e assegurar-lhe, pela jubilação, em um tempo dado, o pão e amparo da velhice, são medidas tão essenciais que sem ela veremos ir crescendo o desalento e por fim a total ruiva da instrução pública. Esta medida, porém, não deve ser isolada; cumpre que ao mesmo tempo se repare nos meios de dar ao ensino mestres de uma instrução acabada e perfeita, em que se reúna a necessária moralidade, a soma de conhecimentos de que se compõe hoje a instrução primária nos países mais adiantados... O que se conseguiria organizando escolas como as normais da Europa, onde os moços de capacidade pudessem preparar um tirocínio para a grande vida do magistério. Uma legislação apropriada deve também fixar a escolha do método para o ensino, das escolas primárias, onde hoje existe o vago e a irregularidade. Segundo as informações do zeloso diretor das escolas o ensino mútuo ou de Lancaster mandado seguir nas nossas por lei, não tem entre nós colhido os resultados que prometia, sendo isto devido, no sentir do mesmo diretor, já à falta da necessária