A instrução e o Império - 1º vol.

subordinadas, cujo tipo se verá estampado nos carateres do seu centro de vida e de ação. "Falo-vos da fundação de uma Universidade, composta dos estabelecimentos científicos já existentes e de alguns outros que convém anexar-lhe; e enquanto isso se não fizer, da criação de uma comissão permanente ou de um conselho diretor de instrução composto de pessoas ilustres, a quem se entregue a realização destas ideias... Só desta forma se tornará ela uma instituição verdadeiramente nacional, e será o que deve ser, útil e proveitosa, sábia e filosófica como exigem as luzes do século em que vivemos, e o grande futuro do nosso país. Se vós (Assembleia Geral) dignardes de autorizar o governo para criar essa comissão ou conselho e marcar-lhes as atribuições desde já vos afianço que ele se esmerará para que possa corresponder dignamente à vossa confiança; de outra sorte continuará em pura perda uma grande parte da enorme soma que com este objeto se despende, e o que mais é a mocidade não será como convém instruída. Como complemento da medida indicada, que reputo capital, relevareis que insista também na conveniência de ser autorizado o governo a enviar para à Europa uma pessoa em quem concorram habilitações, a fim de estudar ali os diversos sistemas de instrução, e de confeccionar uma vasta notícia que será de grande auxílio para o acerto de reforma projetada". (Do ministro Visconde de Monte Alegre).

As despesas com a instrução elementar, na capital do Império, de 20 contos em 1833, atinge em 1848 a menos de 50. Existiam 25 escolas. No período de 1833 a 1846: foram criadas algumas cadeiras de estudos de humanidades em algumas províncias;