desses professores de saúde poderão, em caso extraordinário, ser chamado outros, se para consulta os reclamarem os professores de partido. Os professores de saúde que forem negligentes no cumprimento de seus deveres, poderão ser demitidos pelo reitor, o qual antes consultará o ministro do império.
"Ninguém será admitido aluno, se em seu favor não concorrerem os seguintes requisitos: a) idade, pelo menos, de 8 anos e de 12 quando muito; os que excedem essa idade, não serão admitidos sem licença especial do governo; b) saber ler e contar as quatro operações de aritmética; c) atestado de bom procedimento dos professores ou diretores das escolas, que houverem frequentado; d) despacho de admissão do reitor. Além disso deverá o que pretender ser aluno interno ter tido bexigas naturais ou vacinado.
"O colégio é dividido quanto ao estudo em oito aulas; no interior será ele dividido em classes; cada classe não poderá conter mais de 30 a 35 alunos; terá sua mesa distinta no refeitório, na sala de estudos e quando se possa seu dormitório à parte. As lições de danças serão dadas nos dias feriados aos alunos, cujos pais houverem determinado que a aprendão; nas quintas-feiras e domingos de manhã poderão os alunos aprender a nadar nos lugares que o reitor, de acordo com os professores de saúde, houver escolhido e com todas as necessárias precauções tomadas por eles.
"Todas as aulas e refeições serão precedidas e seguidas por uma breve oração. Durante as refeições um dos alunos das classes superiores fará uma leitura indicada pelo reitor. Serão feriados, além da quinta-feira de cada semana, em que não houver dia santo de guarda, os dias seguintes: a) quarta-feira