de cinzas, quinta-feira, sexta-feira, sábado da semana santa; b) os dias de festividade nacional; c) os domingos e dias de guarda. Haverá somente quatro horas de trabalho nos dias feriados, nas salas de estudo; as mais serão destinadas à instrução religiosa, recreio e passeio.
"Nas quintas-feiras e domingos terá lugar a instrução religiosa distribuída do seguinte modo: além da missa haverá orações de vésperas, que são comuns para todo colégio, os alunos da aula oitava (1ª série) decorarão história sagrada e pedaços do Novo e Velho Testamento que lhe serão explicados pelo capelão; os das aulas 7ª e 6ª (2ª e 3ª séries) decorarão o catecismo da diocese, com as explicações que o capelão julgar necessárias; os alunos das aulas 5ª, 4ª, 3ª, (4ª, 5ª e 6ª séries) assistirão à exposição dos dogmas da religião e das provas em que se apoiam. Para as aulas 2ª e 1ª (7ª e 8ª séries) haverá conferências filosóficas sobre a verdade da religião, sua história e os benefícios que lhe deve a humanidade.
"Os castigos serão sempre proporcionados à gravidade das faltas; serão os seguintes: a) privação de uma parte ou da totalidade do recreio com trabalho extraordinário; b) privação do passeio com trabalho extraordinário; c) proibição de sair; d) prisão (a prisão será um lugar suficientemente claro, e fácil de ser inspecionado, onde o aluno ocupar-se-a constantemente de algum trabalho extraordinário); c) privação de férias em todo ou em parte; f) vestir a roupa às avessas (o aluno assim vestido ocupará lugar à parte nas aulas e salas de estudos, e não assistirá aos passeios, nem aos recreios); g) moderada correção corporal; h) expulsão do colégio. As penas serão sempre aplicadas de modo que nunca o aluno seja privado de assistir às lições dos professores