imediatamente cópias autênticas à Secretaria de Império. Além destes exames que são obrigados, haverá no quinto mês do ano letivo exame para os que pretenderem passar de uma aula para outra. Esse exame será feito em presença do vice-reitor, do reitor, e só passará para aula imediata o aluno que for unanimemente aprovado.
"No fim de cada ano letivo, concluídos os exames, proceder-se-a com a solenidade possível à distribuição de prêmios. Em cada aula o aluno que, nos diversos trabalhos do concurso houver sido mais vezes o primeiro, será premiado, se no exame for conservada a mesma superioridade. Além desse prêmio haverá mais dois e duas menções honrosas, para os alunos que melhor fizerem dissertações filosóficas em língua nacional e compuserem um discurso latino. O assunto dessa dissertação e desse discurso será dado pelo reitor que receberá as composições e reunirá o tribunal que tem de graduar-lhe o mérito, tornando todas as precauções para que os membros desse tribunal ignorem a quais dos alunos pertencem os trabalhos que examinam.
A distribuição dos prêmios terá lugar em reunião pública ante o ministro do império ou seu comissário, o reitor, vice-reitor, professores e inspetores de alunos. Será precedida de um discurso sobre a história do colégio recitado pelo professor de retórica, seguir-se-a a leitura dos nomes dos premiados e distribuição dos livros que formarem os prêmios, por ordem das aulas. Todos os alunos premiados receberão uma coroa entretecida de ramos de café e flores. Finda a distribuição, os alunos premiados serão reunidos pelo reitor em um banquete, ao qual assistirá o ministro ou o seu comissário .