"O ministro do Império deve, ao menos por uma vez por ano, mandar dois comissários que vão assistir as aulas dos diversos professores do colégio e lhes deem conta confidencial de tudo o que houverem observado, quanto ao comportamento e atividade dos professores e ao estado de ensino na aula. Para que dessa inspeção resultem vantagens, preciso é que seja secreta e inesperada, e que os comissários sejam quanto possível for, alheios ao colégio."
"Fecham-se as aulas no dia 2 de Dezembro, mas as férias só começarão depois da distribuição de prêmios. O ano letivo começará no dia 2 de Fevereiro."
"Haverá no colégio uma biblioteca composta de livros escolhidos pelo reitor com aprovação do ministro. O catálogo será feito em duplicata, um exemplar para a Secretaria do Império e outro em mão do reitor. Os livros poderão ser emprestados aos empregados debaixo de sua responsabilidade; e aos alunos por licença escrita do vice-reitor; nenhum livro poderá ser emprestado por mais de 8 dias; quem tomar emprestado um volume fica responsável pela obra inteira. Haverá também gabinete de física, um laboratório de química, uma coleção elementar de produtos dos três reinos, vegetal, mineral e animal."
"Além do reitor e vice-reitor haverá no colégio um tesoureiro que terá sob a sua guarda todos os dinheiros do colégio. "Compete-lhe: a) fazer os pagamentos, contratos e atos judiciais que forem necessários ficando responsável pela validade deles; b) ativar todas as cobranças das receitas do colégio, sendo responsável por sua retardação quando não houver feito as necessárias deligências.