de meninos pobres que ali recolhidos aprendam, com a instrução primária, artes e ofícios, pelos quais se façam, depois de alguns anos, úteis a si e à sociedade. A direção e inspeção está confiada a Câmara Municipal desta Corte, cujo zelo e serviço tornam dignos de louvores; para o seu princípio se consignarão 7 contos e 500$; e a sua conclusão demanda ainda, pelo menos, a soma de 27 contos. O governo espera que o habiliteis a levá-lo ao fim com brevidade, segurança, e perfeição, que se deve desejar.
O Seminário do Jacuecanga tem continuado a ser auxiliado pelo governo. Uma boa parte do Seminário já se acha concluída, e para ele se mandaram transferir as aulas e os seminaristas que provisoriamente existiam em pequeno número, por falta de cômodos, no Convento dos franciscanos".
1836 — "As aulas menores estão entregues à discrição dos professores, sem nenhuma inspeção vigilante quanto ao desempenho de seus deveres e aproveitamento de seus discípulos; o governo entende que a reforma a semelhante respeito não pode ser outra que não seja a criação de um liceu, aonde reunidas as escolas e fixados os compêndios, assim como a disciplina. econômica, e tudo debaixo das vistas de um diretor, poderá então tirar-se o proveito desejado de preparar a mocidade para frequentar as escolas maiores, e serem ali habilitadas para os destinos sociais a que as suas capacidades os conduzirem. Mas como uma tal reforma esteja fora do alcance do governo, ela será apresentada em tempo à consideração do poder legislativo, para bem pesardes a sua utilidade e permiti-la, se assim entender conveniente".
1840 — "Forçoso é declarar neste lugar, diz o ministro no seu relatório, que as aulas avulsas da instrução