A instrução e o Império - 1º vol.

e desenho do homem e animais; fisiologia; higiene; patologia e terapêutica gerais; patologia e terapêutica especiais externas; operações cirúrgicas e partos; cirurgia prática; patologia e terapêutica especiais internas; matéria médica, farmácia, e arte de formular; medicina prática sobre meninos, sobre mulheres, sobre homens; simpatias dos orgãos internos com a pele e orgãos externos; fisionomia das enfermidades, simiótica e mudanças fisiológicas e patológicas nas diversas idades, profissões e empregos; relação entre o físico e o moral do homem; dinâmica das paixões ou produção e poder das paixões e uso na cura das enfermidades; alienação mental; diversos curativos das enfermidades agudas e crônicas; medicina, higiene, uso e abuso dos remédios, toxicologia; veterinária; agricultura; teoria da educação; história e importância das doutrinas médicas; o grau de certeza em medicina; deveres do médico; medicina legal. Este curso confere o grau de doutor em medicina e supõe os graus antecedentes". Este projeto é de fim de maio de 1827.

Quinze dias depois o deputado Manoel Odorico Mendes (Maranhão) pede para sua província uma Escola médico-cirúrgica. "Organizar-se-a na cidade de Saõ Luis do Maranhão, segundo o que já se indicou no plano aprovado pelo decreto de 1º de abril de 1813, uma Academia médico-cirúrgica, conforme as estabelecidas no Rio de Janeiro e Bahia, regulando este estabelecimento pelas mesmas leis e disposições que regulam as duas das já mencionadas cidades e ficando o governo autorizado para fazer as despesas necessárias".

Em 18 de junho novo projeto. É seu autor o deputado Lino Coutinho, professor da Escola Médico-Cirúrgica da Bahia. "Haverá no Império, em