revisão e classificação do herbário, mediante a colaboração do doutor Riedel, que generosamente se prestou a desempenhar este importante serviço; trabalhos que demandam tempo, não podem ter sido ultimados e se acham em andamento. Poucas e de pequena importância foram as aquisições feitas pelo Museu: o governo expediu para a Europa as convenientes ordens, a fim de se proceder a compra de uma porção de obras de zoologia e botânica até a quantia de 800$000 da nossa moeda, as quais devem formar o núcleo da livraria do estabelecimento."
1842. É expedido, em 3 de fevereiro, o seu regulamento. "O Museu Nacional desta Corte será dividido em quatro seções: a primeira, de anatomia comparada e zoologia; a segunda, de botânica, agricultura e artes mecânicas; a terceira, de mineralogia, geologia e ciências físicas; a quarta, de numismática e artes liberais, arqueologia, usos e costumes das nações modernas. Cada uma destas seções será confiada a um diretor especial, que poderá ter um ou mais adjuntos, em relação ao número de subdivisões da respectiva seção. Os diretores de seção poderão apresentar no Museu um ou mais indivíduos para aí terem exercício, na qualidade de praticantes; os quais; depois das provas convenientes, poderão ser admitidos a supernumerários, um em cada seção. Destes serão tirados os adjuntos.
Haverá um conselho, composto dos diretores de seção o qual terá o título de Conselho de administração do Museu Nacional. Os adjuntos tomarão parte nas deliberações do conselho e terão voto consultivo. Na ausência do diretor de seção a que pertencem, poderão ter voto deliberativo, se para isso forem autorizados por determinação especial do governo. Ao conselho compete: a) dirigir a polícia geral do estabelecimento;