A instrução e o Império - 1º vol.

aos serviços. Quanto às necessidades da repartição não são elas poucas; as seções precisam de ajudantes, que com a prática se tornam substitutos dos diretores; precisam de armários; precisam de espaço para o conveniente desenvolvimento da classificação dos objetos quase amontoados; e é além disto necessário para que haja nas províncias pessoas incumbidas de colher e remeter produtos naturais. E nada disto podemos por ora atender por falta de meios."

1845. "É indecoroso para a Nação e para a ciência que pessoas de subida habilitação literária, incumbidos de trabalhos importantes tenham um honorário ainda menor do que o salário de um jornaleiro."

1847. "Concluiram-se as obras do Museu; durante todo este tempo nenhum trabalho pôde ser feito na seção de numismática, artes liberais, arqueologia, usos e costumes das nações modernas; estando por classificar todos os objetos dela, ora aumentado com as belas estátuas de Napoleão e a Caridade, que passam por primores plásticos; com uma coleção de bustos de gesso, e outras medalhas representando os grandes homens contemporâneos; e com as máscaras de Dante, Tasso, Evaristo Ferreira da Veiga, José Bonifácio, Antonio Carlos e José Mauricio, sendo devida a aquisição de todos estes objetos ao diretor da mencionada seção. Pouco, e também pelo mesmo motivo, se fez na seção de botânica, agricultura e artes mecânicas, cujos trabalhos se reduziram ao exame, limpeza e classificação do herbário, organizado pelo diretor desta seção durante seis anos de exploração nas províncias de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo; deste herbário fez o dito diretor presente ao Museu. Na seção de zoologia e anatomia comparada tiveram regular andamento os trabalhos de preparação de objetos novos ou de peles já existentes na casa: