A instrução e o Império - 1º vol.

do Império, com o fim de coligirem ou examinarem os produtos que lhes forem indicados.

Haverá no Museu um secretário e um ajudante incumbidos do registro das deliberações do conselho; da correspondência com os museus estrangeiros, e do arranjo, guarda e conservação do arquivo e biblioteca. O ajudante tem ainda a seu cargo a contabilidade do estabelecimento. O secretário, e na ausência o ajudante, assistirá às deliberações do conselho, e terá voto consultivo.

O porteiro, guarda, preparador dos produtos zoológicos existentes no Museu, fica adido às duas seções de zoologia e botânica; incumbe-lhe a preparação dos produtos dessas seções; a guarda e conservação dos gabinetes respectivos; e a abrir e fechar as portas do estabelecimento nos dias e horas que forem designados. Como guarda e preparador dos produtos respectivos fica adido às seções de mineralogia e artes liberais, o atual escriturário do museu, e terá a seu cargo a preparação dos gabinetes de mineralogia e artes liberais; substituirá ao porteiro nos seus impedimentos; e poderá passar à propriedade deste lugar sem mudar de seção.

O atual tesoureiro, escrivão da receita e despesa, fica considerado como ajudante do secretário. Ficam extintos os lugares de escriturado e escrivão. A seção de mumismática e artes liberais será encarregada provisoriamente a alguns dos diretores de outras seções".

1843. "A mesquinha consignação dotada ao Museu, na lei de orçamento vigente, de nenhuma maneira poderia chegar para a manutenção deste estabelecimento, se os seus empregados mais ávidos de glória, de que de seus interesses pecuniários, não tomassem sobre si todo o peso da redução orçamentária. Os seus vencimentos são absolutamente desproporcionados