conselheiro Martim Francisco Ribeiro de Andrada com manuscritos que por aquele lhe haviam sido legados."
1840. "A reforma do catálogo e da classificação das numerosas obras da Biblioteca era um objeto de primeira importância e urgência: o atual bibliotecário dele se ocupa, coadjuvado pelo Barão de Planitz, cujos conhecimentos, entre os quais não é de pequena importância o de diversas línguas do norte da Europa, nos afiançam a utilidade de sua cooperação. Seria muito para desejar que este estabelecimento tivesse um oficial de línguas do norte da Europa e que pudesse ser provido por qualquer estrangeiro, que soubesse ao mesmo tempo a nossa, a quem com especialidade se cometesse não só o indagar e dar notícia das mais importantes publicações feitas naquela parte do mundo, a fim do governo prover a sua aquisição, mas também verter em vulgar, para serem apresentadas ao governo, e dadas ao prelo em alguns dos nossos jornais, aquelas partes das referidas publicações, cujo conhecimento nos pudesse interessar."
1843. "Tem continuado a chegar da França as obras pedidas; a exceção delas, e de algumas de pequeno custo, porém interessantes, compradas nesta capital, as poucas aquisições que houve foram devidas à generosidade de particulares. Precisa o estabelecimento de novas estantes e espaço para elas."
1847. "Mui poucas aquisições foram feitas; elas se reduziram a diversas publicações periódicas da Inglaterra e algumas dádivas, entre as quais se fazem notáveis, pelo primor e riqueza da edição, os três primeiros volumes das obras de Frederico o Grande, oferecidas por S. M. o Rei da Prússia. Continua-se nos trabalhos de relacionar os livros existentes e montou a dez mil o número das relacionadas o ano passado,