empregados na construção de pontes, calçadas, portos, diques, fontes, aquedutos e canais navegáveis, determinação da resistência e elasticidade daquelas substâncias; nivelamento, escolha e reconhecimento dos terrenos para a determinação das estradas e canais. Haverá uma lição diária de desenho e arquitetura civil e hidráulica. 2º ano - uma cadeira: construção dos estacamentos e engradamentos dos alicerces, construção das abóbadas, pontes, estradas, fontes, aquedutos, portos, diques e canais navegáveis; explicação do uso das máquinas.
O Curso de construção naval será de dois anos: 1º ano - uma cadeira: propriedades gerais das madeiras, ferro, cabos, óleos, argamassas empregadas na construção dos vasos marítmos, teoria do risco e do corte das peças de que se compõem os mesmos vasos; suas variedades, mais vantajosas proporções e configuração para produzirem a maior estabilidade e velocidade, seguindo-se a este respeito os métodos postos recentemente em prática. Haverá uma lição diária de desenho de arquitetura naval; 2º ano - uma cadeira: construção naval em todo o seu desenvolvimento; teoria da mastreação, aparelho, corte de velas e arqueação. Uma lição diária de desenho de arquitetura naval.
Os oficiais de infantaria e cavalaria deverão saber o 1º ano do curso matemático e 1º do curso militar, e além disto deverão ter adquirido os conhecimentos práticas que os respectivos professores forem obrigados a ensinar. Os oficiais de artilharia deverão saber o 1º, 2º, 3º anos do curso matemático e o 1º do curso militar e os respectivos conhecimentos práticos. Os engenheiros militares ou oficiais do Estado maior deverão saber o 1º, 2º, 3º anos do curso matemático e o 1º e 2º do curso militar e mais os conhecimentos