dos flui-elétrico magnético e do vapor considerado como motor nas máquinas; química e mineralogia aplicada às substâncias, que se empregam na construção das obras de arquitetura civil, militar, hidráulica e naval; e a pirotécnica. As lições serão explicadas em todos os dias letivos da semana. 4º ano - 1ª cadeira: trigonometria esférica, ótica, astronomia e suas aplicações à geodesia, topografia e navegação; 2ª cadeira: tática e manobra naval; aplicação de artilharia à marinha; organização de uma derrota pela estima, aplicação da mecânica ao aparelho, e arqueação em três dias letivos de cada semana. Estas doutrinas somente são de rigorosa obrigação para os que se destinarem à marinha. Os alunos deste ano serão obrigados à prática do Observatório, segundo determinação do professor da primeira cadeira.
O Curso militar será de dois anos: 1º ano - uma cadeira: tática, estratégia, castramentacão, fortificação passageira e aplicação da mecânica aos problemas, e máquinas de artilharia. Haverá uma lição diária de desenho, que terá por objeto a representação das evoluções e manobras das tropas; as plantas e perfis das obras de fortificações passageiras e a representação das diferentes espécies de canhões, reparos e máquinas de guerra. 2º ano - uma cadeira: fortificação permanente, arquitetura e mina militar; ataque e defesa de praças fortes, análise dos sítios memoráveis. Haverá mais uma lição diária de arquitetura militar, de plantas e perfis das obras de fortificação permanente, e dos trabalhos dos sítios das praças fortes. Este desenho será de aguadas, e segundo as cores de convenção determinadas pelo governo.
O Curso de pontes e calçadas será de dois anos: 1º ano - uma cadeira: propriedades gerais das madeiras, terras, pedras, cal, tijolos, areia, ferro e argamassas;