primeiras noções de geometria, particularmente as que forem mais necessárias à medição dos terrenos, e exercícios de traços, figuras a mão e com o compasso e régua (2º ano); leitura mais desenvolvida, exposição da organização constitucional, resumo da história natural do país e sua aplicação à agricultura e artes mais comuns, aperfeiçoamento dos métodos de agrimensura (o que fortifica o hábito da aritmética e geometria), finalmente a exposição elementar de alguns princípios de física e a explicação dos efeitos das máquinas mais simples e de mais uso na Capitania. (3º ano). Este programa, diz Martim Francisco, tem as seguintes vantagens: encerrar os conhecimentos mais precisos; formar a inteligência humana por meio de ideias justas, fortificando suas faculdades por um contínuo exercício; habituar os moços para uma instrução mais extensa e completa. A instrução religiosa era deixada ao pais e párocos.
1826. Pelo projeto de reforma de ensino integral, apresentado à primeira legislatura constitucional, pela comissão de instrução, nas escolas elementares "exerciam a arte de ler e escrever, princípios e regras de aritmética, os conhecimentos morais, físicos e econômicos em todas as circunstâncias e empregos. As doutrinas que devem constituir o objeto destas escolas, diz o projeto, serão divididas em três classes, cada uma das quais contenha conhecimentos que qualquer menino de medíocre talento possa bem compreender no espaço de um ano. Na 1ª classe se compreenderão os elementos da arte de ler, e escrever, os primeiros princípios sentimentais da moral e o conhecimento dos números e da numeração decimal; na 2ª classe, além da continuação da prática de ler e escrever, se adiantará a instrução moral desenvolvendo os princípios sentimentais e dando-se convenientes