história sagrada, história do Império do Brasil, ideologia e ética, retórica e poética, aritmética e geometria, direito natural, público das nações com análise da Constituição. Este mesmo deputado mandava também criar na província do Ceará várias escolas; escola de gramática latina e língua portuguesa; escola de ideologia e ética; escola de história geral sagrada e profana e da particular do Império; escola de direito natural e público universal das nações como análise da Constituição.
1830. Neste ano o deputado Carneiro da Cunha pedia à Assembleia Legislativa várias cadeiras para sua Paraíba: a) a de retórica, geografia e história; b) de filosofia; c) de francês. E mais quatro cadeiras de gramática latina nas vilas de Brejo de Areia, Campina Grande, Mamanguape e Souza do Rio do Peixe.
1831. Um liceu para a cidade de Porto Alegre, sem determinar o programa escolar intercedia o deputado Baptista de Oliveira.
1837. Na Câmara dos deputados foi apresentado um projeto de lei criando no Rio de Janeiro um Liceu de humanidades. O ensino constaria das matérias seguintes: grego, latim, francês, inglês, filosofia racional e moral, retórica e análise dos clássicos portugueses e declamação, geografia e história geral e particularmente do Brasil, aritmética, geometria e álgebra até a resolução das equações do 2º grau. Os estudantes que não se destinassem às academias médicas ficavam dispensados do exame de grego e de ciências naturais.
Neste mesmo ano, 2 de Dezembro, o Regente Pedro de Araujo Lima, em nome do Imperador, decretou que o Seminário de São Joaquim seria convertido em colégio de instrução secundária, com a denominação de Pedro II. Neste colégio seriam ensinadas as