A instrução e o Império - 1º vol.

da terra, a construção dos diversos gêneros de cartas geográficas e daria noções de geografia moderna e antiga, assim descritiva, como física e política. O professor de história civil e cronológica, depois de dar uma noção abreviada das ideias morais e religiosas dos povos antigos e de expor os diversos modos por que marcavam e exprimiam a ordem sucessiva dos tempos, passaria a expor os fatos mais importantes relativos a sua política, costumes e usos mais notáveis, de maneira que o seu curso de história e cronologia tenha menos em vista o conhecimento dos indivíduos que o das causas que influíram para elevação e decadência das nações e fixar as épocas mais notáveis relativamente à prosperidade e desgraças dos povos. O professor de história literária teria menos em vista a dar a conhecer os nomes e os méritos dos homens célebres pelos seus conhecimentos e sublimidade de concepções do que indicar qual tem sido em todos os tempos a marcha do espírito humano no seu desenvolvimento. O professor de hermenêutica e diplomática ensinaria metodicamente todos os critérios pelos quais se distinguem os livros, os diplomas e todos do gênero de monumentos genuínos e apócrifos. O professor de línguas mortas e vivas, não só daria a conhecer os princípios particulares da gramática de cada uma delas e mostraria a sua correspondência com a nossa língua, mas daria a conhecer, quanto possível, a literatura das nações e povos que as falaram e atualmente falam.

1827. O deputado Deus e Silva manda criar na capital da província do Pará uma escola que se denominou de "Colégio de Belas-Artes" cujo programa seria o seguinte: gramática da língua portuguesa, gramática e língua francesa, gramática e língua latina, cronologia, geografia, história geral profana,