A instrução e o Império - 1º vol.

Estas doutrinas são de rigorosa obrigação para os que se destinarem à marinha. Pratica de observatório.

O curso militar (em dois anos) . 1º ano: tática, estratégia, castramentacão, fortificação passageira e aplicação da mecânica aos problemas e máquinas de artilharia (uma cadeira); lição diária de desenho que terá por objeto a representação da evolução e manobras das tropas; plantas e perfis das obras de fortificação passageira e a representação de diferentes espécies de canhão, reparos e máquinas de guerra. 2º ano: fortificações permanentes, arquitetura e mina militar; ataque e defesa de praças fortes; análise dos sítios memoráveis (uma cadeira); haverá lição diária de desenho de arquitetura militar, de plantas, perfis das obras de fortificações permanentes e dos trabalhos dos sítios das praças fortes. Este desenho será de aguadas e segundo as cores de convenção determinadas pelo governo.

O curso de pontes e calçadas (dois anos). 1º ano: propriedades gerais das madeiras, terras, pedras, cal, tijolo, areia, ferro e argamassas empregadas na construção das pontes, calçadas, portos, diques, fontes, aquedutos e canais navegáveis, determinação da resistência e elasticidade daquelas substâncias; nivelamento, escolha dos terrenos para a determinação das estradas e canais (uma cadeira); haverá lição diária de desenho de arquitetura civil e hidráulica. 2º ano: construção dos estacamentos e engradamentos dos alicerces, construção de abóbadas, pontes, estradas, fontes, aquedutos, portos, diques e canais navegáveis; explicação do uso das máquinas (uma cadeira).

O curso de construção naval (dois anos). 1º ano: propriedades gerais das madeiras, ferro, cabos, oleos, argamassas empregadas nas construções dos vasos marítimos;