teoria do risco e do corte das peças de que se compõem os mesmos vasos; suas variedades, mais vantajosas proporções e configuração para produzirem a maior estabilidade e velocidade, seguindo-se a este respeito os métodos postos recentemente em prática (uma cadeira); lição diária de desenho de arquitetura naval; 2º ano: construção naval em todo o seu desenvolvimento; teoria da mastreação, aparelho, corte de velas e arqueação (uma cadeira); desenho de arquitetura naval.
1833. A Academia de marinha é separada da Academia militar. Os estudos da Academia militar formavam dois cursos: curso militar e curso completo para os oficiais engenheiros de todas as classes.
O curso militar para os oficiais das três armas principais do exército constará das três primeiras armas da Academia: 1º ano - no primeiro tempo haverá uma aula em que se ensinará sucessivamente aritmética, geometria, álgebra (até a composição das equações), e trigonometria plana como o uso das tábuas logarítmas dos números e das linhas trigonométricas; no segundo tempo haverá uma aula de desenho de paisagem e desenho geométrico; 2º ano - no primeiro tempo, uma aula onde se ensinará o resto da álgebra, aplicação da álgebra à geometria, cálculo diferencial e integral e elementos da estática e dinâmica; no segundo tempo geometria descritiva, desenho em que se ensinará a representação de todos os acidentes do terreno segundo as convenções militares. 3º ano - no primeiro tempo: tática de todas armas, estratégica, castramentação, fortificação de campanha e artilharia; no segundo tempo, duas aulas: uma, duas vezes por semana, e em que se ensinarão os princípios gerais de física, química e mineralogia; outra, de desenho, com problemas sobre fortificação de campanha