as atribuições que competem ao governo imperial na Corte, e por delegados especiais de sua nomeação. Recebi participação de haver-se procedido nas províncias do Maranhão, Piauí, Paraíba, Espírito Santo e Minas Gerais.
As inscrições para estes exames no Município da Corte foram no ano findo e princípio do corrente as seguintes: 1715 para línguas e 1920 para ciências. Nos exames de língua houve 101 aprovações distintas, 435 plenas, 180 simples e 287 reprovações; deixaram de fazer exames 112. Nas ciências houve 82 aprovações com distinção, 415 plenas e 664 simples e 297 reprovações; deixaram de fazer exames 462 alunos".
1875. "Tenho a satisfação em rememorar o movimento que se tem operado e continua em todo o Império a favor da instrução pública em geral. Pelo que toca ao ensino secundário trouxe-lhe maior desenvolvimento o decreto de 1873 que estabeleceu comissões de exames gerais de preparatórios nas províncias onde não há faculdades, e nas quais, excetuadas as do Amazonas, Goiás, Mato Grosso e Paraná, começaram a fazer-se aqueles exames, tendo sido nomeados os delegados do Inspetor Geral da Instrução do Município da Corte que os deviam dirigir. Efetuou-se com regularidade este serviço, posto que em algumas mesas de exames tivessem deixado de haver a precisa imparcialidade e a severidade indispensável; admira todavia que isso aconteça nas capitais das províncias quando aqui na Capital do Império, Os exames nem sempre tem corrido bem, e há anos empregam-se esforços para melhorá-los, o que se vai conseguindo. Confio que para adiante se não produzirão os fatos a que aludo, e providenciarei para que sejam cumpridas as recomendações que fiz em aviso