A instrução e o Império - 3º vol.

O pessoal da Escola constará de um diretor, cinco lentes, três professores e três repetidores: concurso para o provimento dos lugares de lentes e repetidores" (Dec. n. 8727 de 4 de novembro de 1882).

"É extinta a aula preparatória da Escola de minas. Para matrícula na Escola ou exame do 1ºano do Curso geral são necessários os seguintes preparatórios: português; francês; inglês; geografia e história; aritmética;álgebra (equações do 1º e 2ºgrau), binômio de Newton, proporções, progressões e logarítmos; geometria plana e no espaço; trigonometria retilínea, desenho geométrico e elementar. Os exames de álgebra, geometria e trigonometria, desenho linear e geométrico serão prestados na Escola"(Dec. 8785 de 30 de novembro de 1882).

1885. Novo regulamento. "As matérias ensinadas na Escola de minas constituirão dois cursos: um geral e outro superior"

O Curso geral será de três anos, compreendendo as seguintes matérias: 1ºano: 1ª cadeira: aritmética, geometria, álgebra e trigonometria elementar; 2ª cadeira : noções de física e química ; desenho de imitação. 2ºano: 1ª cadeira: complementos de álgebra, cálculo das derivadas, geometria analítica (2 a 3 dimensões; complementos de trigonometria retilínea; 2ª cadeira: geometria descritiva: linha reta e plano; 3ª cadeira: agrimensura, cosmografia e topografia elementar; 4ª cadeira: química de metalóides; física (calor, magnetismo, eletricidade); 5ª cadeira; zoologia; épuras, trabalhos práticos de química, de física e de zoologia. Desenho de imitação e topografia. Prática de trabalhos de campo. 3ºano: 1ª cadeira: cálculo diferencial e integral, mecânica racional, trigonometria eférica; 2ª cadeira : geometria descritiva: planos, tangentes e interseções de superficies; 3ª cadeira: química