geologia; lavra de minas; mecânica aplicada; química de metais e docimasia; metalurgia geral e de ferro; trabalhos práticos; ensaios metalúrgicos, determinação de fósseis e de rochas; manipulação de química, excursões geológicas, visitas de fábricas e de minas. 3ºano: metalurgia dos pequenos metais; resistência dos materiais e construção; construção de estradas de ferro; topografia e estereotomia; trabalhos práticos; redação de projetos de lavras de minas, metalurgia, mecânica e construção; trabalhos de topografia no campo.
Quando estiver constituida a legislação especial de minas do Brasil, o respectivo ensino será objeto das lições que se julgarem necessárias, as quais serão feitas por algum dos lentes.
A matrícula no Curso preparatório obedece as seguintes condições; a) idade de 16 anos; b) aprovação nos exames de português, francês, inglês, alemão, e geografia. A matrícula no Curso superior continua limitada a dez alunos mediante concurso. Os alunos do 1º ano que no exame final obtiverem notas superiores a cinco serão considerados aprovados e admitidos à matrícula no ano seguinte. A exames finais só serão admitidos os alunos do curso superior, que durante o ano letivo, houverem obtido a nota média excedente de oito, e apresentado todos os desenhos e projetos para determinar a sua classificação e admissão no ano seguinte. O mesmo se observará para o grau de aprovação no 3ºano, inferior a cinco nos exames finais ou a média geral inferior a oito, determinará a perda do ano. No caso, porém, de haver o aluno obtido no exame final de três matérias nota superior a 15, será admitido depois das férias, às provas em que houver obtido nota inferior a cinco.