A instrução e o Império - 3º vol.

Assim é que a comissão de exames, apesar de mais indulgente que severa, viu-se na dolorosa necessidade de reprovar 38 alunos dentre 48 que foram examinados. "Tão acostumados estavam a considerar os exames como formalidades, e não como verdadeira prova de habilitação, que apenas compareceram 48 dos 151 inscritos." Estas palavras provam a todas as luzes quão urgente era a necessidade da reforma. Muito resta ainda a fazer-se; e força é confessar que grande parte das medidas do Regulamento não pode desde já, nem nos primeiros tempos da sua execução, produzir os resultados que desejamos. Grandes obstáculos encontram e de combater para chegar a esse fim; é preciso, porém, não esmorecer na luta, marchando sempre com prudência e reflexão, e auxiliando-nos na experiência para acertarmos nos meios de ir destruindo progressivamente abusos que se haviam inveterado na educação da nossa mocidade. Uma dessas grandes dificuldades, senão a principal, é a de pessoal hábil e dedicado que no magistério coadjuve zelosamente a execução das medidas do governo. Sem com isto querer ser injusto para muitas honrosas exceções que felizmente temos, força é confessar que este mal predomina, e que só com o tempo, com muito esforço e perseverança se consiguirá extirpá-lo.

Ensino de aulas avulsas: uma aula de francês com 16 estudantes; três de latim com 49; uma de inglês com 30; uma de retórica com dois discípulos. Para evitar que estas aulas avulsas continuem a apresentar resultados tão desfavoráveis, trato de reuni-las em um só edifício, de sorte que possam ser inspecionadas constante e eficazmente, e de dar aos seus professores um regimento interno, em que se marquem horas certas para as aulas e um programa de