A instrução e o Império - 3º vol.

mercantil; desenho; música; trabalhos manuais; trabalhos de agulha; ginástica e exercícios militares. 2º ano: instrução moral e cívica; pedagogia; francês; português; geografia e história; matemáticas; ciências físicas e naturais; escrituração mercantil; desenho; música; trabalhos manuais; trabalhos de agulha; ginástica e exercícios militares. 3º ano: instrução moral e cívica; pedagogia; francês; português; geografia e história; matemáticas; física e química; ciências naturais; desenho; música; trabalhos manuais; idem de agulha; ginástica e exercícios militares. Os trabalhos escolares começarão às 9 horas da manhã e terminarão às 4 horas da tarde.

Duas vezes por semana deixará de haver, pela manhã, aulas ordinárias, para cada um dos anos, devendo, durante esse tempo, comparecer às escolas de aplicação os alunos que forem designados pelo diretor, e ocupar-se os outros do mesmo ano em recapitulações, conferências e demais exercícios.

"O curso da Escola normal terá por fim não só instruir os alunos professores, mas tarnbern exercitá-los na maneira natural de dar o ensino educando-os na metodologia própria de cada disciplina. Os professores não deverão ministrar o ensino na forma porque os normalistas houverem de distribui-lo mais tarde na escola primária; e sim de modo que ele sempre corresponda exatamente às faculdades e ao grau de instrução dos alunos, dando os mesmos professores as necessárias indicações sobre o modo porque seria tratado o assunto com discípulos menos adiantados. Não se adotarão compêndios para o ensino, nem será admitido o sistema de apostilas. Os professores aconselharão aos alunos os livros que julgarem convenientes como auxiliares de estudo. Os alunos serão obrigados a tomar apontamentos