não estiver completamente organizado o Museu pedagógico e a Biblioteca da Escola, os professores deverão comparecer com os respectivos alunos ao Museu Escolar Nacional para exercitá-los no que possa interessar à método especial das matérias que lecionam e chamar-lhes a atenção sobre a bibliografia das disciplinas que constituem o programa das escolas primárias. Os alunos do 3º ano visitarão o Museu e a Biblioteca a fim de estudar, sob a direção do professor de pedagogia, o que se refere à construção e decoração das casas escolares; bem assim para ter conhecimento das obras sobre educação, metodologia, pedagogia, história da pedagogia, organização material pedagógica das diferentes espécies de escolas primárias, e de quaisquer outros subsídios adequados à instrução do professor e prática do ensino.
Os encarregados de dirigir as excursões práticas e de harborização, assim como as visitas às fábricas, oficinas darão previamente explicação precisa a fim de que se tornem proveitosas tais excursões e visitas, como sejam memórias sumárias, interrogações etc. O diretor deve assistir ao menos uma vez ao mês às lições de cada um dos professores e mestres, fiscalizar o ensino nas escolas de aplicação; velará o ensino para que não seja em nenhum de seus ramos desviados do fim profissional a que deve tender, e os diferentes professores se esforçarão particularmente para que os alunos adquiram qualidades intelectuais e morais indispensáveis ao magistério. O diretor verificará também se os trabalhos escritos dos alunos são cuidadosamente corrigidos e anotados pelos professores e se em todas as aulas se empregam tempo suficiente nas interrogações sobre o assunto das últimas lições. Velará o diretor ainda porque não se admita