A instrução e o Império - 3º vol.

nas aulas o abuso de longas redações, cursos ditados, cadernos de passar a limpo, e em geral de meios que favoreçam o trabalho mecânico e tendam a substituir o esforço da memória ao da reflexão. Finalmente proverá a que em todas as aulas e nos exercícios da Escola e das escolas de aplicação se reserve o tempo que for possível ao estudo dos métodos e dos processos próprios do ensino primário.

Ouvidos os professores e mestres o diretor or- ganisará no mês de fevereiro, o horário da Escola e ainda os das recapitulações, conferências e mais exercícios, de acordo com as prescrições do Regulamento. Os alunos aprovados nos exames do 3ºano serão admitidos ao exame de aptidão pedagógica que compreenderá as seguintes provas: a) uma composição sobre assunto elementar de educação e ensino; serão concedidas três horas para esta prova; b) a regência de classe de uma das escolas de aplicação de conformidade com o programa que for determinado pela comissão julgadora; este programa que com 24 horas de antecedência será entregue ao aluno, deverá aproximar-se tanto quanto possível da ordem dos exercícios em que ali tiver de consistir o ensino do dia da prova; c) exposição oral em que o candidato apreciará alguns cadernos de trabalho dos alunos da escola de aplicação, que a comissão escolher; seguindo-se resposta as interrogações feitas pelos membros da comissão, que se relacionem com as duas provas precedentes, sempre sobre assuntos relativos à direção das escolas elementares ou a questões de pedagogia prática. A duração desta prova não excederá de uma hora. O aluno-mestre que for inabilitado no exame de aptidão pedagógica poderá ser admitido a novo exame no começo do ano letivo seguinte, independentemente de repetir o 3º ano da Escola.