A instrução e o Império - 3º vol.

capitão, que tenha pelo menos o curso de infantaria e cavalaria; um secretário; um cirurgião militar. São de nomeação do governo, por decreto, o diretor, os professores e os adjuntos" (Dec. 2116 de 1º de março de 1858).

1860. Regulamento orgânico. "A instrução teórica militar e prática correspondente será dada nos seguintes estabelecimentos: Escola central, Escola militar, Escolas auxiliares da militar, Escolas regimentais. A Escola central compreenderá o curso normal das ciências matemáticas e físicas e o de engenharia civil abaixo especificadas. O curso normal se compõe de quatro anos e é destinado a formar especialmente engenheiros geógrafos e em geral homens habilitados para qualquer aplicação científica. As doutrinas serão distribuídas da maneira seguinte: 1ºano: álgebra com aplicação às operações numéricas, geometria, trigonometria retilínea e topografia. (1ª cadeira); física experimental e telegrafia elétrica (2ªcadeira); aula de desenho topográfico e de paisagem. 2ºano: composição geral das equações principalmente fundamentais de geometria descritiva, geometria analítica, cálculo infinitesimal, mecânica, máquinas, necessários ao artilheiro (1ª cadeira); química elementar ou inorgânica (2ª cadeira); aula de desenho de projeções e de máquinas. 3ºano: continuação do cálculo infinitesimal e da mecânica (1ª cadeira); botânica e zoologia (2ª cadeira); aula de desenho de arquitetura e de máquinas. 4ºano: trigonometria esférica, astronomia e geodesia (1ª cadeira); mineralogia e geologia (2ª cadeira); aula de desenho geográfico e hidrográfico.

O curso de engenharia civil compõe-se do 1º, 2º, 3º anos do curso normal, e das doutrinas ensinadas nos seguintes anos: 4º ano: mecânica aplicada às