A instrução e o Império - 3º vol.

e nos conhecimentos necessários para bem iluminarem os objetos. Para este fim fará com que pintem grupos de bustos e estatuas antigas e se exercitem na aula de modelo vivo e no estudo de anatomia e fisiologia das paixões. Aos alunos mais adiantados adestrará na composição de objetos históricos, preferindo sempre nacionais ou religiosos. Ninguém será matriculado nesta aula sem ter sido aprovado no curso de matemáticas aplicadas e frequentado com proveito o de desenho geométrico e figurado.

Para qualquer aluno poder ser admitido na aula de matemáticas aplicadas é indispensável que saiba ler, escrever e contar as quatro operações de números inteiros. Para verificar-se esta circunstância serão todos os anos nomeados dois examinadores pelo diretor da Academia, que os presidirá e com eles votará. O professor desta cadeira ensinará todos os elementos indispensáveis ao artista, e no correr do seu curso irá fazendo as devidas aplicações. Logo que tiver ensinado a stereonomia, os obrigará a exercícios práticos e gráficos; assim como ao levantamento de plantas e nivelamento de terrenos quando explicar trigonometria e a iguais exercícios no ensino da perspectiva. Tais exercícios deverão acompanhar o ano letivo até o fim. Os exames da aula de matemáticas começarão logo que ela se encerre: servirá de examinador o respectivo professor, e serão julgados por ele e por mais dois professores efetivos ou honorários nomeados pelo diretor.

O curso de anatomia dividir-se-á em teórico e prático. Os alunos desta aula, sob a inspeção do respectivo professor, desenharão e esculpirão ossos e músculos, exercitar-se-ão em desenhar o modelo vivo e descrevê-lo anatomicamente a fim de conhecerem perfeitamente o arcabouço humano, seu revestimento.