nesta aula os alunos que tiverem sido aprovados na de matemáticas aplicadas, e frequentado as de desenho geométrico e figurado, tendo adquirido na última pleno conhecimento das formas, e do claro e escuro.
A estatuaria será ensinada conforme os bons princípios da escola clássica e segundo a prática recomendada aos escultores e gravadores em dispositivos anteriores, assim como prescritos aos pintores históricos. Só poderão matricular-se nesta aula os alunos habilitados nas condições dos alunos de gravura.
O ensino do desenho figurado será dividido em duas séries, a de cópias de estampas, e de cópias do natural, ou estudo do claro escuro:O professor desta cadeira deve empregar todo o seu zelo e esforços a fim de que os seus alunos se aperfeiçoem na arte de bem contornar e na de exprimir com perfeição as formas por meio de luz. O ensino desta matéria não tem tempo limitado, ficando dependente da aptidão e aproveitamento dos alunos a sua passagem para as outras aulas, que será determinada pelo corpo acadêmico. A matrícula de qualquer aluno nesta aula depende essencialmente de prévia aprovação na de matemáticas aplicadas, e de frequência com aproveitamento na de desenho.
O professor de paisagem ensinará o desenho de sua cadeira, e fica obrigado a ir com os seus alunos mais adiantados estudar a natureza, e fazer-lhes à vista dela as explicações que forem convenientes. As matemáticas aplicadas e o desenho geométrico são indispensáveis para a matrícula.
O professor da cadeira de pintura histórica terá especial cuidado em aperfeiçoar os seus alunos na arte de modelar formas, nas regras de compor e grupar;