A instrução e o Império - 3º vol.

e outros de professores e artistas filhos da Academia foram escolhidos e enviados para figurarem na Exposição Universal de Paris, onde certamente serão acolhidos como revelação do gênio artístico brasileiro."

1871. "Atendendo ao que representou o diretor sobre a conveniência de que passe a fazer parte do curso noturno a aula de história das belas-artes, estética e arqueologia para que a mesma aula seja frequentada também, quer por artistas, quer por pessoas estranhas à arte, que durante o dia não possam distrair-se de sua ocupação: hei por bem alterar o artigo primeiro do decreto de 1859". (Dec. 4727 de 16 de março de 1871).

1872. "Matricularam-se na Academia, no ano findo, 43 alunos do curso diurno e 114 nas aulas do noturno; frequentaram também as mesmas aulas 35 alunos ouvintes. Dos alunos matriculados perderam o ano 83, e dos que fizeram exames em matérias aplicadas, (desenho geométrico, anatomia e estética) foram aprovados com distinção quatro, plena sete e simples quatro. Obtiveram prêmios de diversos graus 36, cujo merecimento provaram os trabalhos exibidos na exposição pública anual. O aluno João Zeferino da Costa obteve na Academia de São Lucas, em Roma, para a qual foi, em 1870, como pensionista, os primeiros prêmios nos concursos do ano passado e no atual. Não só estes notáveis triunfos, como os trabalhos por ele feitos e enviados à Academia de Belas-Artes, atestam os seus progressos e distinto merecimento. No ano findo foi escolhido, em concurso, para ir aperfeiçoar-se na Europa o aluno Heitor Branco de Cordoville".