A instrução e o Império - 3º vol.

multa de 4:000$, pela qual será responsavel o fiador, imposta pelo ministro do Império e cobrada executivamente. Em caso de reincidência, além das mesmas penas, poderá ser rescindido o contrato." (Dec. 2611 de 11 de julho de 1860).

1861. As diferentes aulas do Conservatório foram frequentadas, no ano passado, por 77 alunos, (42 do sexo feminino) e o aproveitamento de que tem dado prova eles abona o zelo dos respectivos professores, e a excelência do método para o ensino da música. O patrimônio do estabelecimento foi aumentado pela aquisição de mais dois prédios, compondo-se atualmente de diversos valores na importância de cerca de cem contos de réis, cujo rendimento tem sido suficiente para ocorrer as despezas, orçadas em pouco mais de quatro contos. Depois de extinta a imperial academia de música tratou o governo de estabelecer as condições para a concessão de favores concedidos pela Assembleia Geral Legislativa para a manutenção de uma Ópera Lírica Nacional. De conformidade com essas condições firmadas pelo decreto de junho do ano findo, foi celebrado com o empresário José Amato, contrato, cujas estipulações acautelaram os interesses da fazenda pública, estabelecendo as seguranças necessárias, os auxílios. É fácil conhecer quanto pode influir esta útil instituição em favor da arte nacional. Algumas peças compostas por autores nacionais tem sido levados à cena, e são filhos do país quase todos os artistas e empregados da companhia".

1866. "Faleceu o fundador e diretor o distinto artista Francisco Manoel da Silva, a cujos persistentes esforços se devem os resultados que o Conservatório tem apresentado. As aulas foram frequentadas