A instrução e o Império - 3º vol.

ao poder legislativo que se ocupe de tão importante assunto. Creio que já se não pode mais diferir a situação dessa necessidade, e por isso espero que a Assembleia Geral Legislativa habilite o governo com autorização e meios indispensáveis para realizar a mencionada criação."

1881. "É criada na capital do Império uma universidade que se comporá das cinco faculdades seguintes: de ciências matemáticas, físicas e naturais; de medicina; de direito; de letras; de teologia. Estas faculdades poderão ser colocadas em edifícios diversos enquanto o governo não construir, ou não adquirir, um especialmente para esse fim. Ficam incorporadas na universidade a Faculdade de medicina do Rio de Janeiro, e a Escola politécnica; e a ela subordinadas as Faculdades de direito de São Paulo e Recife, a de medicina da Bahia, a Academia de belas-artes, a Biblioteca nacional, o Observatório astronômico, o Museu, a Escola de minas de Ouro Preto, e as instituições de ensino de qualquer grau existentes na Corte e nas províncias, criadas ou sustentadas pelo Estado que não pertencerem a outros ministérios. É suprimido o Instituto comercial, conservando seus professores os respectivos ordenados, enquanto não forem nomeados para outros empregos.

Os estudos desta universidade serão distribuídas pelo modo seguinte: 1º- Faculdade de ciências matemáticas, físicas e naturais. Esta faculdade compreenderá um curso geral com as seguintes cadeiras: 1ºano: duas cadeiras e uma aula; aritmética e álgebra elementar; geometria plana e no espaço e trigonometria retilínea; desenho geométrico. 2ºano: duas cadeiras e uma aula: álgebra (compreendendo a teoria geral das equações e a teoria e uso dos logarítmos);