A instrução e o Império - 3º vol.

investigador são assaz conhecidos. Ultimamente recebi uma porção de documentos históricos, em parte de subido interesse, remetidos pelo mesmo doutor, e resolvi mandá-los arquivar no Instituto. Igual destino devem ter outros que se estão preparando, e que se espera brevemente. Ali poderão ser aproveitados, servindo de complemento e auxílio o que já possui o Instituto." (Idem).

1857. Biblioteca Pública. Achando-se concluídas as obras que no edifício do largo da Lapa eram indispensáveis para o estabelecimento da Biblioteca, e que foram interrompidas pelas circunstâncias extraordinárias, ordenei que quanto antes, se efetuasse a sua translação. Logo que esta se realize tratará o governo de formular instruções que melhor regulem o serviço de modo a ser franqueada ao público, também à noite, a fim de que a possam frequentar as pessoas que de dia carecem de tempo. Aumentou-se no decurso do ano findo, com a aquisição de 544 obras. Entre estas se notam algumas de muita importância, oferecidas em nome de diferentes governos; outras compradas por ordem do governo, No mesmo período foi a Biblioteca frequentada por 3.407 pessoas que consultaram 7.314 obras. Eleva-se hoje o número total das obras acerca de 86.000 volumes. (Idem).

1857. Museu Nacional. "As seções destes estabelecimento ocupam-se regularmente com os trabalhos que lhe são concernentes. Amostras de carvão de pedra e de outros minerais colhidos em diversas Províncias e remetidas pelo governo e por particulares, foram ali sujeitas aos convenientes exames. O Museu adquiriu diferentes objetos que lhe foram, oferecidos. Merece, entre eles, particular menção