os seus trabalhos. É para sentir-se que a escassez dos recursos de que dispõe não lhe permita muitas vezes a adoção de medidas de reconhecida utilidade." (Idem).
Museu Nacional. A falta de melhores acomodações no, edifício tem sido prejudicial ao seu desenvolvimento. Não pode ainda ser exposta a excelente coleção paleontológica que o museu possui há mais de dois anos. Os donativos tem muito concorrido para enriquecer as suas coleções. As seções de botânica, zoologia, mineralogia, numismática, arqueologia, geologia e a própria biblioteca fizeram por este modo importantes aquisições no decurso do ano passado; além da coleção de moedas e medalhas compradas e remetidas de Portugal pelo diretor da seção de mumismática e arqueologia, que atualmente exerce as funções de consul geral na Prússia e se acha especialmente incumbido de tais aquisições. (Idem).
1862. Arquivo Público. "O regulamento de 1860, em vigor, vem confirmar a necessidade da reforma, diz o ministro Almeida Pereira Filho. Os trabalhos da repartição tem progredido e os empregados, em geral, mostram-se zelosos no cumprimento de seus deveres. Tem-se trabalhado assiduamente na classificação dos livros e papéis ali depositados, e na organização do índice respectivo, trabalho de evidente necessidade e que se acha bastante adiantado. É para sentir que o Arquivo não tenha podido fazer aquisição de muitos documentos de importância para a história pátria que naturalmente devem existir na Torre de Tombo, em Portugal, e muitos que incontestavelmente existem desaproveitados nas secretarias das províncias e era outras diversas repartições. A consideração, porém, do dispêndio que seria mister