A instrução e o Império - 3º vol.

para conseguir a coleção de tais documentos, tem demovido o governo de empreender semelhante trabalho. Urge habilitar o governo para aquisição de um prédio para onde seja transferido o Arquivo; o local onde atualmente está ele instalado corre risco constante de incêndio." (Idem).

Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Esta útil instituição prossegue no patriótico empenho de colecionar documentos relativos à história, geografia e etnografia brasileira, registrando-os em sua Revista trimensal, na qual tem também publicado diversas memórias de seus sócios. Na troca de relações científicas e literárias com os diversos institutos e sociedades estrangeiras procura o Instituto manter ilesos os créditos e o subido conceito que tem sabido granjear. Alargando cada vez mais a sua esfera de atividade sente o Instituto a deficiência de meios pecuniários. Sobre representação do seu secretário expediu o governo circular aos presidentes de província autorizando a aquisição de aerólitos, ossadas, fósseis, amostras de minerais e outros objetos que possam enriquecer o museu do Instituto. (Idem).

Biblioteca Pública. "Teve este estabelecimento no ano passado, uma frequência de 1.800 leitores que consultaram 5939 obras. No mesmo período foi aumentado o seu patrimônio de 585 volumes, dos quais foram remetidos pelo ministério do Império e presidentes de províncias 104, por diferentes tipografias 284, por seu autores ou por pessoas dedicadas ao culto das letras 136, e compradas 61. Faz-se preciso completar as coleções de memórias acadêmicas, de revistas e jornais científicos e formar a coleção de obras relativas ao Brasil à América meridional, e as línguas indígenas. A quantia necessária para tais despesas não poderia ser muito avultada. Os