os mestres professores; as do 4º grau, academias, e os mestres lentes.
Em 1826, novo plano, nota tentativa para um plano de cultura geral. É o projeto do deputado Januario da Cunha Barbosa. Escolas em quatro graus: elementares, liceus, ginásios e academias, e em cima, como centro de administração e cultura, o Instituto Brasil. Entre as disciplinas dos programas do seus ginásios, destacamos: análise completa do entendimento humano, a gramática geral, o estudo das línguas mortas e das vivas, o conhecimento dos diversos modos de escritura ou seja diploma ou em moedas e inscrições lapidares, a hermenêutica ou a arte de distinguir os monumentos e diplomas genuínos dos apócrifos, geografia antiga e moderna, cronologia e história filosófica, tanto civil como literária; e ainda cadeiras de filosofia especulativa, das línguas latina, grega, francesa, inglesa, italiana e alemã.
É interessante assinalar o método a ser empregado no ensino de algumas disciplinas. O professor destinado para o ensino da filosofia especulativa teria a seu cargo ensinar a ideologia ou a análise completa das faculdades e operações do entendimento; a lógica ou a arte de pensar e raciocinar; a cosmologia e os princípios da moral. Esta cadeira seria denominada "filosofia especulativa". Um outro professor ensinaria a gramática geral ou a arte de falar, com especial aplicação à língua portuguesa, e à retórica ou à arte de escrever. Esta cadeira se denominaria "aplicação da filosofia à linguagem vocal." O professor de geografia, depois de dar as primeiras noções das esferas celestes e terrestres e de ensinar o uso dos globos que as representam, exporia as divisões principais da terra, a construção dos diversos gêneros de cartas geográficas e daria noções de geografia