os quais não existem reunido o material preciso e em cuja acumulação se encontram os maiores embaraços. Encetados, porém, e gradualmente aperfeiçoados poderão chegar, com o tempo e com boa vontade, é desejável perfeição. "Em outro tópico de relatório diz o ministro que os dados referentes a três províncias eram de período anterior aquele a que se reportavam as informações respectivas das outras. Os elementos colhidos limitaram-se à quantidade de escolas primárias e secundárias, públicas e particulares, ao número de alunos delas e à importância total da despesa com a instrução, segundo os orçamentos provinciais. Os alunos foram discriminados em masculinos e femininos, e as escolas separaram-se conforme o sexo dos alunos. Ambas distinções, porém, deixaram de ser feitas quanto ao ensino primário oficial de Mato Grosso. A segunda tornou-se também inexequível em relação às aulas particulares dessa província, e as do Pará e de Santa Catarina; e a primeira no tocante ao discipulado do Pará. Demais nada absolutamente se colheu, a respeito da instrução particular do primeiro grau, no Rio Grande do Norte, no Paraná e em Goiás; e ao passo que, acerca do Amazonas, era obtido o número de escolares, mas não o das escolas; quanto a Alagoas, pelo contrário, apenas se conseguia este algarismo, sem alcançar aquele.
1871. O ministro João-Alfredo reporta-se, no relatório, às informações do seu antecessor.
Em março deste ano instalava-se a Diretoria Geral de Estatística, criada em janeiro em virtude de autorização legislativa do ano anterior. Como entre os encargos da nova repartição figurasse explicitamente o de organizar a estatística do ensino em todos