a importância do asseio em todos os lugares público, e é estranho que eles tolerem nas ruas de sua capital um estado do cousas tal que não se sabe muitas vezes onde se por o pé."
Em nota, o tradutor do livro de Agassiz, o sr. Feliz Vogeli, observa "que o feliz impulso dado à Escola militar pelo marquês de Caxias e sobre os progressos verdadeiramente notáveis, cujo diretor atual o general Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão, não descuida. É a sua perseverança e a sua energia que a Escola militar do Rio, onde se formam oficiais de todas as armas, deve a posição honrosa que ela tem o direito de revindicar entre os estabelecimentos deste genero. Ele foi também poderosamente auxiliado pelo pessoal docente, composto de oficiais e de sábios dos mais distintos do Império. (Obra citada).
ASILO DOS CEGOS — "É um velho edifício quase em ruínas. Não me foi possível vê-lo bem, porque o diretor trouxe para o salão tudo o que queria mostrar-me, a despeito de dizer-lhe o que me interessava era conhecer os métodos postos em uso para diminuir nos cegos os inconvenientes de enfermidade. O mesmo espírito de rotina das outras escolas do Rio dirige ainda aqui. Não é porém um defeito peculiar aos portugueses o brasileiros; em nossos dias o antigo costume de sobrecarregar a memória e despresar as faculdades do espírito, mais ativas e mais fecundas, prevalece em grau mais ou menos elevado em todos os países do mundo. Não pude julgar o sistema adotado nessa casa: os professores estavam mais interessados em por em destaque a habilidade de algum discípulo na leitura, escrita ditado, música, que de me explicar os seus métodos de ensino. A música vocal e instrumental pareceu-me a ocupação preferida; mas se é tocante ouvir um cego deplorar o seu infortúnio e exprimir em sons harmoniosos as suas aspirações para luz, isto não explica grande coisa sobre a maneira pela qual se chega a diminuir sua desgraça; reconheço que a educação musical dos alunos é excelente e faz grande honra ao professor alemão dela encarregado. Admira que não se empregue mais, em uma casa deste gênero, o método de ensino pelos objetos tão em voga na Alemanha para a educação das crianças; o estabelecimento possui menos modelos do que se encontraria em certas partes da Alemanha, em casa de qualquer mestre de crianças. As cartas também são das mais medíocres. (Agassiz. Voyage au Bresil 1805/1860).
ESTUDOS DA LÍNGUA TUPI — Em 1840 Francisco Adolfo de Varuhagem escreve uma memória sobre a necessidade do estudo e ensino das línguas indígenas do Brasil que foi lida na sessão de 1º de agosto de 1819. Essa memória conclui pelas seguintes propostas, 1º- que o Instituto peça com toda a instância e urgência ao governo providências para que se cuide no Império do estabelecimento de escolas de diversas línguas dos indígenas que habitaram neste território e nos circunvizinhos: podendo regular-se o seu número segundo os meios disponíveis