A instrução e o Império - 1º vol.

pela experiência do mestre no exercício de suas funções, e aprovada pelo Diretor dos Estudos com conhecimento de causa. A totalidade da lição será dada pelo professor, suprido ou atenuado por discípulos da última classe em adiantamento, que para este fim ele houver de escolher; este método, além da vantagem de habilitar os discípulos a dignamente ocupar para o futuro o lugar que substituem, tem de mais a seguinte, e vem a ser: que eles todos não mudando de mestre, adquirem com o tempo unidade de instrução e unidade de caráter. Uma só sala decente, subministrada pelo Estado, proporcionada em grandeza, e repartida segundo a ordem das classes, é suficiente para cada escola; e deste modo o professor coadjuvado pelos discípulos, pode manter a ordem em todas, sem fazer cargo a estes de cuidados superiores ao seu alcance.

Estudos do primeiro ano — I. Ensinar-se-a no primeiro ano, a ler e escrever; adotando um caráter de impressão que represente ao mesmo passo uma escrituração fácil; o menino poderá apreender simultaneamente ambos estes conhecimentos, o que lhe economizará tédio e tempo; e se juntássemos ao estudo do conhecimento das letras, a ação de uni-las, isto o divertiria muito e desta arte ele conservaria com mais facilidade suas formas.

II — Apenas o menino souber ler e escrever; em

vez de ocupá-lo na leitura de coisas absolutamente superiores à sua compreensão, sistema que a superstição, sempre fértil em meios de embrutecer os espíritos, faz grassar pela maior parte do mundo, deverá ele aprender por um livro mandado fazer para este fim e designado para o seu compêndio, o qual contenha: 1º- palavras isoladas e sem nexo, que o menino possa compreender e das quais o mestre lhe