A instrução e o Império - 1º vol.

deles. Com efeito, nunca os princípios religiosos se arraigaram tanto no coração dos moços, como na ocasião em que os pais e curas, ensinando os dogmas positivos da religião, que revestem a alma do dogma natural, ou religiosidade, lhes disseram: Vós conheceis os fins que ligam vossa vontade; vós conheceis para que a natureza e a sociedade vos destinam; apresentando-vos estas bases, nós vos propomos novos estímulos ao exercido de vossos deveres; nós acrescentamos uma felicidade mais pura à felicidade que eles vos prometem e uma certa indenização aos sacrifícios que eles vos demandam; nós oferecemos um jugo novo, mas aligeiramos o peso do antigo.

Consideração sobre o método seguido neste primeiro grau de instrução — I. Examinado na côngula de uma boa crítica o quadro desta primeira instrução é manifesto que dela resultam as seguintes vantagens: 1º - a de encerrar os conhecimentos mais precisos; 2º- a de formar a inteligência humana por meio de ideias justas, fortificando suas faculdades por um contínuo exercício; 3º- a de habilitar os moços para uma instrução mais extensa e completa. Preenchido o primeiro fim da educação, que consiste em desenvolver e aperfeiçoar as faculdades naturais do homem, escolhe-se para as exercer os objetos que lhe são de diária utilidade na conduta da vida; e formado o plano, como se fosse único, para a generalidade dos povos desta Capitania (São Paulo), abre-se a porta para os estudos mais prolongados.

II — Despertando os sentimentos morais por meio de histórias interessantes; misturando com o estudo da geometria e entretenimento de fazer, já figuras, já operações sobre o terreno; descrevendo no estudo elementar da história natural objetos continuamente apresentados aos olhos; excitou-se no moço