A instrução e o Império - 1º vol.

por esta ou aquela profissão da vida, se fazem mais sensíveis, e em que ele pode aplicar-se a esta ou aquela ciência em particular que voluntariamente escolher, ou limitando as suas vistas ao cuidado e manutenção de sua família, limitam também sua atividade às funções mais gerais da sociedade.

IV — Cinco mestres são necessários para o ensino das matérias, que devem estudar neste grau; e por consequência cinco salas decentes, subministradas pelo Estado, ou pelo menos três, se o tempo de cada aula permitir. Dar-se-ia lição que durará o tempo que for determinado pela experiência do mestre e aprovação do Diretor.

V — Não é possível manter neste segundo grau a devida unidade de caráter e de instrução, porque a divisão de matérias pressupõe a divisão de mestres; mas então já não é necessária, como no primeiro degrau da vida, em que se faz preciso dar assento e estabilidade a paixões sem cessar renascentes. Demais um caráter já meio formado pelos sentimentos morais desenvolvidos no primeiro de três anos e as primeiras luzes nele adquiridas, juntas à boa escolha de mestres, destruirão em parte a versatilidade natural dos moços e servirão de tocha para a boa direção de suas paixões.

Estudos do segundo grau de instrução — I. Este curso compreenderá: 1º - as noções fundamentais da gramática latina, e seu estudo, juntando a ele o da língua francesa, no que pode despender-se dois anos;- 2º- a metafísica, lógica e moral; 3º- as ciências físicas fundadas na observação e experiência; 4º- as matemáticas e parte das ciências físicas fundadas no cálculo; 5º- a história e a geografia, juntando-se a elas retórica ou a arte de exprimir ideias.