é a verdadeira retórica dos modernos, e a eloquência de um discurso, é a de um livro feito para ser entendido por todos os espíritos. A vista disto era que vem a consistir esta arte considerada como parte de um ensino público? Em escrever uma memória ou parecer, com clareza, método e simplicidade; em desenvolver as razões com ordem e precisão, evitando de um lado a negligência, ou afetação, e de outro a exageração e mau gosto.
VI — Seria além disto bom que o mestre ensinasse a arte de reunir em um todo as ideias, de as encadear e classificar, já escrevendo com elegância e nobreza, já evitando defeitos, que a natureza às vezes coloca a par das grandes qualidades de espírito; que finalmente exercitasse seus discípulos com exemplos, no modo de desembrulhar os erros dentre os prestígios da imaginação, uso bebádico das paixões e de abarcar a verdade sem exagerá-la. Deste modo estou certo que os homens nascidos para a eloquência, se-lo-ão para a verdade, e aqueles a quem a natureza refusou igual talento, saberão ainda agradar, fazendo anuir à razão.
Compêndios e mestres — 1. Os compêndios destinados para o primeiro grau de instrução encerrando em si elementos mais, e princípios de verdade geralmente reconhecida, que nunca experimentam a influência das novas descobertas, devem ser compostos debaixo da vigilância e inspeção do Estado, porque desta forma sua doutrina nunca será desnaturalizada, pela superstição ou negligência, e por isso hão de ser de necessidades melhores. Podem, portanto, ser feitos ou pelos mestres encarregados deste ensino, ou por particulares, que queiram entregar-se a estes gêneros de trabalho em benefício de sua pátria, voluntariamente ou por ordem superior