A instrução e o Império - 1º vol.

e sociais; deve também continuar-se a instrução da ciência de contar e principiar-se a instrução dos conhecimentos físicos. Na 3ª classe, além da continuação da escrita e prática das operações de aritmética deverá também completar-se a instrução moral reduzindo esta ciência a princípios e máximnas gerais fácil de conservar-se na memória; deverá continuar a instrução de aritmética e física, e começar a de geometria, agrimensura e mecânica pelas suas doutrinas mais simples, gerais e indispensáveis. As meninas serão igualmente admitidas nas escolas de 1º grau; a sua instrução será a mesma e simultânea.

Em cada povoação ou freguesia, cujos fogos estejam assaz contíguos para que possa haver um número proporcionado de estudantes, se estabelecerá uma escola de 1º grau; nas cidades e grandes vilas onde não baste uma só escola, se criarão as que forem precisas.

Os Conselhos Provinciais marcarão os lugares e números de escolas. Formar-se-ão compêndios próprios deste estudo e enquanto não se prontificam, ficará suspensa a doutrina da 3ª classe, continuando-se nela a prática de ler, escrever e contar. Os mestres procurarão aproxima-se o mais possível do método lancasteriano, repartindo o ensino por decúrias, a fim de que os mais adiantados discípulos se exercitem no ensino dos menos adiantados, na metade do tempo da aula, e depois recebam eles mesmos as instruções do mestre no resto do tempo.

Criar-se-ão em cada capital da província uma escola lencasteriana onde se ensinem e se habilitem os mestres, que devem depois propagar este método por todo Império. Regulamentos particulares a este grau marcarão as horas de ensino, direção e economia das aulas.