A instrução e o Império - 1º vol.

de louvor ou correção deverão informar o Instituto muito circunstanciadamente.

O Instituto terá em consequência o direito e a autoridade de corrigir toda falta de ordem, método e vigilância no ensino público, e na conservação e uso dos estabelecimentos da pública instrução. Para o que será autorizado a advertir e mesmo suspender do exercício de suas funções, os professores negligentes e pouco zelosos; e dar aos colégios e conselhos de instrução pública todas as direções e normas que julgar a propósito sobre tudo o que diz respeito aos fins de sua instituição, e a bem dos estabelecimentos que lhe estiverem confiados. Se jamais acontecer que algum professor seja suspenso do seu exercício, deva assim permanecer por mais de 15 dias, não vencerá ordenado durante o tempo de sua suspensão, e todo aquele que merecer ser suspenso por mais de duas vezes, será excluído do serviço e a sua cadeira imediatamente posta em concurso".

Do Instituto Imperial do Brasil — Sua organização, deveres e administração — Depois da divisão das escolas, sua direção, provimento e inspeção criou Januario da Cunha Barbosa uma interessante instituição, o Instituto Brasil.

"O Instituto Imperial do Brasil será composto de quatro classes. A 1ª se intitulará das ciências matemáticas que será dividida em cinco seções pela maneira seguinte: 1ª- análise matemática e geométrica; 2ª- mecânica racional e astronomia física; astronomia prática, ótica, e navegação; arquitetura hidráulica e naval; 5ª- ciências militares. Cada classe constará de seis membros.

A 2ª classe, a das ciências naturais, constará de seis seções, cujas denominações serão as seguintes: